paixao_aleluiaA Sexta-Feira da Paixão é também conhecida como “Sexta-Feira Santa”. É a sexta-feira que ocorre antes do domingo de Páscoa, é um dia especial em que todos os cristãos relembram a morte de Jesus Cristo na cruz. E no domingo de Páscoa, os cristãos celebram a ressurreição de Jesus.

A Sexta-Feira da Paixão representa o final do período da Quaresma de quarenta dias em que se iniciou após o carnaval.

O que se realiza nesta data tão importante?

Nesta data, ocorrem vários rituais religiosos. A Igreja Católica solicita aos fiéis a fazerem algum tipo de penitência, por exemplo, jejum, abstinência de carne e qualquer ato que se refira aos prazeres mundanos.

As Procissões, reconstituições da Via Sacra (caminho que Cristo teria percorrido ao carregar a cruz antes de morrer), encenações, homenagens, representações artísticas de como teriam sido os últimos momentos de Jesus também são realizadas nesta data.

De acordo com a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu em um domingo, dia 14 de Nisã, segundo o calendário hebraico. Tal tradição refere-se ser o terceiro dia da morte de Cristo, pois contando a partir de domingo, e sabendo que o costume judaico contava o primeiro e o último dia, seria então uma sexta-feira a morte de Jesus.

Já, amanhã, é o Sábado de Aleluia, o primeiro dia depois da crucificação de Cristo. No Sábado de Aleluia acenda-se o Círio Pascal, ou seja, uma grande vela a qual simboliza a Luz de Cristo que ilumina o mundo. Na vela, estão gravadas as letras Alfa e Ômega significando “Deus é o princípio e o fim de tudo”.

Na tradição dos católicos, os altares das igrejas são encobertos, pois não se celebram a Eucaristia, assim como a Sexta-Feira Santa. A única celebração que faz parte desta data é a Liturgia das Horas. É permitido o ato da confissão.

É também no Sábado de Aleluia que se faz a tradicional Malhação de Judas, representando a morte de Judas Iscariotes.

É isso aí, pessoal! Que Jesus Cristo ilumine a essência de todos com muita luz e paz interior!

Beijos,

Márcia Fernandes

Fontes de pesquisa: http://www.calendarr.com/

http://www.significados.com.br/