dia-alegriaComemora-se hoje o Dia da Mentira! É conhecido também como o “Dia dos Bobos” em que muitas pessoas, adultos e crianças, contam leves mentiras, piadas, fazem diversas pegadinhas, brincadeiras como forma de pura diversão em relação à data.

Existem várias explicações para que o dia 1º de abril esteja relacionado com o Dia da Mentira. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. De acordo com essa teoria, por volta do século XVI, o Ano Novo era comemorado dia 25 de março, e as festas duravam uma semana e iam até dia 1º de abril.

No ano de 1564, o Rei Carlos IX adotou oficialmente o calendário gregoriano, passando o Ano Novo para o dia 1º de Janeiro, porém muitos franceses resistiram à mudança e continuaram seguindo o calendário antigo.

Assim, algumas pessoas começaram a fazer brincadeiras e a ridicularizar aqueles que insistiam em continuar a considerar o dia 1º de abril como ano novo. Eram considerados bobos, pois seguiam algo que era sabido não ser verdadeiro.

Já no Brasil, sua origem começou a se popularizar em Minas Gerais, através do periódico “A Mentira”, que tratava de assuntos efêmeros e sensacionalistas do começo do século XIX.

Esse período teria sido lançado em 1º de Abril de 1828, noticiando a morte do imperador Dom Pedro II.

E agora nos reportando para a espiritualidade sobre a mentira. Não poderíamos deixar de postar aqui que a mentira na forma de brincadeiras saudáveis não faz mal a ninguém, e lógico, de maneira consciente e que não prejudique o próximo. Mas mentiras com a finalidade de atrapalhar a vida do outro, prejudicá-lo ou magoá-lo de alguma forma não é nada positivo, pois implica aqui puramente maldade humana.

Não nos esqueçamos de que as palavras têm poder, de que somos pura energia de bate-volta, ou seja, a lei de causa-efeito poderá até tardar, mas não falhará de acordo com os atos em nosso dia a dia.

Em síntese, que a data nos promova apenas brincadeiras saudáveis e não pensamentos e sentimentos negativos para com os outros. Então, sejamos pessoas boas de coração, conectadas com a magia do Divino.

E para finalizar o post de hoje, segue esta maravilhosa reflexão de Mahatma Gandhi: “Assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro, também a mentira, por menor que seja, estraga toda a nossa vida”.

Desejo muita paz espiritual a todos!

Beijos,

Márcia Fernandes

https://www.calendarr.com/brasil/dia-da-mentira/