Os Orixás e o Zodíaco

28 de janeiro de 2011 | Postado por Márcia Fernandes em Lidando com o Invisível

BLOG GRANDE INTERNO_OS ORIXAS E O ZODIACO

 

Existe uma tradição brasileira da Umbanda que relaciona os Orixás com os signos do Zodíaco. Acompanhe a partir de agora quais são os Orixás que regem os signos e algumas características dos mesmos. São eles:

- Orixá Exu – rege os signos de Gêmeos e Escorpião. É o Orixá que ama a noite, ambicioso, entra e sai ileso de qualquer confusão, muitos o amam e muitos o odeiam, comunicativo, brincalhão e cheio de truques. Ele é associado ao demônio cristão.

- Orixá Ogum – rege o signo de Áries. São egoístas, com poder de liderança, gostam de brigas, alegre, festeiro, encrenqueiros, são altos, fortes, emotivos ao extremo, gostam da liberdade e independência. Ele é associado a São Jorge e Santo Antonio.

- Orixá Oxóssi – rege os signos de Virgem, Capricórnio e Aquário. São elegantes, inteligentes, não demonstram seus sentimentos, prestativos, comunicativos, talento para Artes. Ele é associado a São Jorge e São Sebastião.

- Orixá Omulu (Obaluaê) – rege o signo de Capricórnio. São insatisfeitos, enxergam primeiramente o lado ruim das situações, teimosia sem limite, tendência a doenças da pele. Ele é associado a São Lázaro.

- Orixá Ossâim – rege os signos de Virgem e Gêmeos. São pessoas críticas, independentes desde cedo, racionais, equilibradas, não falam da própria vida, não gostam de badalação, são críticos, sensíveis, gostam de terra e natureza, quando benzedores a sua presença é desejada. Ele é associado a São Benedito.

- Orixás Oxumaré e Logum-Edê – regem o signo de Gêmeos. Apresentam a capacidade de mudança, são ágeis como cobra, possuem olho ligeiro, amam dinheiro, são determinados, negociantes, parecem sempre mais jovem do que são, olhos puxados, orgulhosos, prepotentes, às vezes, apresentam comportamento infantil, talento para canto e dança e muitas vezes, não sabem o que querem. Oxumaré é associado a São Bartolomeu e Logum-Edê, São Miguel Arcanjo e São Expedito.

- Orixás Nanã e Yemanjá – regem o signo de Câncer. Apresentam dignidade ao extremo, são calmas e vagarosas, seguras e decididas, amam as crianças, os adultos e avós, são baixinhos, vida longa, generosas, gostam de conforto, não guardam segredos e as mulheres normalmente têm seios fartos. Nanã é associada a Santa Ana e Yemanjá, a diversas Nossas Senhoras.

- Orixá Oxum – rege os signos de Touro e Libra. Apresenta um olhar encantador, é vaidoso, enfeitiças as pessoas, odeiam confusão, ama roupas finas e perfumes de luxo, adoram festas, são discretos, se mulheres, normalmente são gordinhas e têm muitos filhos. É o Orixá da fertilidade e da riqueza e está associado a diversas Nossas Senhoras.

- Orixá Obá – rege os signos de Escorpião e Touro. São rudes, guerreiras de verdade, expressam sempre seus pensamentos, sem sorte no amor, com poucos amigos, sinceros, espírito de luta, superleal, bom companheiro. Ele é associado a Joana D’Arc.

- Orixá Euá – rege o signo de Virgem. Representa a beleza atraente, exótica. Amam elogios e se comportam com o meio que freqüentam, apresentam espírito crítico e é guerreiro nato.

- Orixá Iansã – rege os signos de Leão, Sagitário e Aquário. São agitados, não escondem os sentimentos, jamais permitem que agridem os seus filhos, são livres como o vento, não se prendem a ninguém, são alegres, sociáveis, aventureiros. É associado a Santa Bárbara.

- Orixá Xangô – rege os signos de Leão e Sagitário. Gosta de festas e de comer bem, tem pavio curto, sua ira é incontrolável, apresenta senso de lei e justiça, autoritário, dominador, líder nato, aproveita o melhor da vida. Ele é associado a São Jerônimo.

- Orixá Oxalá – rege os signos de Capricórnio, Peixes e Touro; um verdadeiro sábio e curandeiro. É o grande pai, pois representa o pilar da família e da sociedade (essa qualidade assemelha-se a Capricórnio), é sensível à bebida e vícios em geral (assemelha-se a Peixes) e a sua sensualidade está ligada ao signo de Touro. Ele é associado a Jesus Cristo e ao Senhor do Bonfim.

 

Beijos,

Márcia Fernandes.

Acompanhe os comentários através de RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.